Polônia - Âmbar

A Polônia é também conhecida como a "Terra do Âmbar" por ser banhada pelo Mar Báltico, a região de maior fonte da resina. Âmbar parece pedra mas não é! De origem vegetal, é uma resina fossilizada de árvores que agiam como proteção contra a invasão de bactérias e insetos. Com o tempo, perde ar e a água de seu interior e torna-se dura e resistente. Hoje ela é muito usada em objetos ornamentais como colares, anéis, pulseiras, broches e abajures.


Objetos ornamentais (Wikimedia)

No mercado Rynek Glowny, localizado no centro de Cracóvia, é possível encontrar muitas peças que contém, além de restos de plantas (folhas, flores..) belamente preservados em seu interior, insetos, aranhas, formigas, lagartos, anelídeos e outros organismos que foram envoltos quando a resina se formou e que nela ficaram aprisionados.




Colar de escorpião (Wikimedia)
Colares




A moeda local é Zloty Polonês sendo 1BRL = 1,25PLN. Um colar desses pode chegar à 200 reais!


Brincos e pulseiras de Âmbar


Certos países da Europa usa-se o âmbar como medicina natural. O acessório é comum no pescoço de crianças e bebês por liberar um componente conhecido como ácido succínico que possui propriedades analgésicas, cicatrizantes e anti-inflamatórias. No mínimo interessante, não? :)


PS: Em Cracóvia fiquei no Flamingo Hostel bem no centro e perto do Mercado. Veja aqui o post com dicas para escolher o hostel ideal para você!


Kalina Barsante é autora do blog ABCDinheiro. Estudante de administração, também é apaixonada por viagens e gastronomia.

0 comentários:

Copyright © 2012 Passaporte Pronto?. Copyright © 2012 Logo desenvolvida por Vitor Quinet.