Casa Rosada


A Casa Rosada é o Palácio de Governo da Argentina - a casa do poder executivo. Seu terreno foi, ao longo da história de Buenos Aires, sede do poder de várias autoridades políticas que governaram o país.

Primeiro, em 1580, Don Juan de Garay construiu o Castillo de San Miguel, exatamente neste local. Depois, ficou abandonado durante anos. Voltou a ter importância política como a sede do governo de 1862, quando Bartolomé Mitre reformou a antiga residência oficial. Mas foi só o seu sucessor, Domingo Sarmiento, que decidiu decorar a sede do Executivo, com jardins e paredes cor de rosa. Alguns dizem que o prédio ganhou esta cor - e o nome - devido à mistura de cal e sangue de boi usada para impermeabilizar as paredes do antigo forte no qual foi erguida. Outros acreditam que era uma referência à conciliação na atividade política - já que as cores das grandes facções rivais no século 19 eram vermelho e branco. A construção do prédio como está hoje começou em 1873.

Fica localizado em frente a Plaza de Mayo, a praça mais antiga da Argentina e que é palco dos principais acontecimentos políticos do país. Seu nome é em homenagem à Revolução de 25 de maio de 1810, movimento que deu início à Independência da Argentina.

As visitas à Casa Rosada são gratuitas, não precisam de reserva, e acontecem aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h. A fila é grande, por isso, é importante chegar cedo. Sem dúvidas está entre os passeios mais imperdíveis da cidade.


Primeiro, passamos por um detector de metais, como nos aeroportos. A partir daí já temos acesso aos pátios do primeiro andar e a algumas salas.

Galería de los Patriotas Latinoamericanos del Bicentenario
Nesta primeira sala estão dispostas imagens de líderes de países da América Latina que lutaram pela liberdade e independência (entre eles, o brasileiro Tiradentes), além de ex-presidentes da Argentina.


Patio de Honor, conhecido como Patio de las Palmeras
Em frente ao Salón Pueblos Originarios, pegue o ticket dos grupos de visita e informe-se do horário que o seu grupo sai. São em média 30 pessoas por grupo. Nós conseguimos ir no primeiro, por isso muitas fotos estão sem ninguém.


Salón Pueblos Originarios
A primeira parada com a guia é a sala dos povos originários mesmo, que é toda interativa. Em seguida, descemos para o Salón de Pintores y Pintura del Bicentenario. Localizado no subsolo, a sala tem as cores da bandeira Argentina e tem quadros dos principais pintores do país.



Em seguida, passamos pelo Salón de las Mujeres Argentinas del Bicentenario de Casa Rosada, um local de honra, criado por Cristina Kirchner, para homenagear as mulheres importantes na história, como Evita Perón e as Mães da Plaza de Mayo.


Os corredores também possuem uma galeria - a Galería de Ídolos Populares.


Passamos também pelo Salón de los Científicos Argentinos del Bicentenario, um dos poucos espaços originais da construção de 1882. Ele é utilizado para a receber diplomatas estrangeiros. A sala é uma homenagem ao Dr. Carlos Saavedra Lamas, primeiro cidadão argentino e latino-americano que recebeu o Prêmio Nobel da Paz e aos cientistas que marcaram a pesquisa do país e com uma presença no cenário internacional. Essa sala tem uma vista incrível da Plaza de Mayo.


Vista da janela do Palácio
Em seguida, visitamos o Salón Eva Perón. Primeiro, tinha achado incrível as fotos da Evita e a roupa dela, que fica exposta na sala. Mas depois que visitamos o museu dela, e  próprio Museu do Bicentenário, notamos que a homenagem desta sala é bem singela.



Continuando o passeio, visitamos o Salón Branco, que foi o mais bonito e mais luxuoso de todo o passeio. Originalmente, ele era chamado de Salón de Recepciones. Nele são realizados os eventos de maior importância do governo e, às vezes, coletivas de imprensa.


Por último, conhecemos o gabinete da presidente e as salas de decisão. Infelizmente são os únicos locais da visita em que não são permitidos fotos. O que gostei neles é que claramente tem alguém trabalhando ali. Papéis, desenhos, fotos, por todos os lados.


0 comentários:

Copyright © 2012 Passaporte Pronto?. Copyright © 2012 Logo desenvolvida por Vitor Quinet.