Budapeste - Páprica

Quem viaja pelo leste europeu não pode deixar de visitar a cidade nas margens do rio Danúbio, repleta de monumentos grandiosos e uma culinária invejável, Budapeste. A capital da Hungria é uma paixão em gastronomia! O tempero local é a páprica, uma especiaria obtida por pimentões secos ou pimentas, e muito usada como condimento na cozinha. Seu sabor é muito leve comparado com pimentão e pimenta, que são mais ardentes, sendo as mais conhecidas a páprica húngara e espanhola.

Páprica em pó (Wikimedia)
Você pode encontrar esse tempero delicioso em carnes como frango, porco, peru e animais de caça, acompanhadas de diferentes tipos de batata (frita, cozida, assada). Sugiro o restaurante Kazimir Bisztro. Eu provei o prato com peito de frango assado e maçã, servido de batatas. De sobremesa,comi um cheese cake de strawberry. Os preços variam de 20 à 25 reais para os pratos principais, e 10 reais as sobremesas. Vale muito a pena! A moeda local é o Florim Húngaro e 1BRL = 100 HUF.

Fachada do restaurante (Kazimir Bisztro)
Ambiente aconchegante! (Kazimir Bisztro)
No Nagy Vásárcsarnok (Mercado Central de Budapeste, mais fácil falar!) você encontra uma variedade de páprica doce ou picante em pasta, pó e molho.


Mercado Central de Budapeste (Wikimedia)


Entrada do Mercado (Wikimedia)



Lá você encontra uma lembrancinha que custou 4 euros para presentear quem gosta de cozinhar! :)

Páprica em pó (doce e picante) comprada no mercado

Páprica Doce: É comum na culinária indiana e no preparo de peixes, carnes, sopas, legumes e purês.


Páprica Picante: Bastante comum em embutidos, pode ser salpicada sobre peixes, carnes vermelhas, aves, batatas, paella.

Benefícios: antinflamatório, digestivo, contém vitamina C, D e E.











Ps: Para quem quiser dica de hostel, eu fiquei em um dos melhores hostels que já conheci - Maverick Lodges - fica próximo aos pontos turísticos de Budapeste, é barato e tem um astral bem legal! :)

Kalina Barsante é autora do blog ABCDinheiro. Estudante de administração, também é apaixonada por viagens e gastronomia. 

0 comentários:

Copyright © 2012 Passaporte Pronto?. Copyright © 2012 Logo desenvolvida por Vitor Quinet.