Passaporte Estrada Real


Com mais de 300 anos de história e 1600 km de extensão, a Estrada Real, passa por 199 municípios, sendo 22 em São Paulo, 8 no Rio de Janeiro e 169 em Minas Gerais, e tem o título de maior rota turística do Brasil.

Ela foi criada no século XVIII, quando a Coroa Portuguesa determinou que o ouro e os diamantes só deixassem Minas Gerais por trilhas outorgadas por eles, por isso o nome de Estrada Real. Inicialmente, o caminho ligava somente a cidade de Paraty às províncias auríferas do interior de Minas, Ouro Preto (a antiga Villa Rica) - o Caminho Velho. No entanto, perceberam a necessidade de um trajeto mais seguro e rápido ao porto do Rio de Janeiro, surgindo então o Caminho Novo. Ainda no século XVIII, surgiu outra trilha para exploração dos diamantes – o Caminho dos Diamantes.

Ouro Preto
Para tornar esse mergulho na história e cultura do nosso país ainda mais interessante para o viajante e ainda auxiliar na coleta de informações sobre a rota (quantas pessoas passam por ela, por exemplo), foi criado o Passaporte Estrada Real.

Ele é bem parecido com o passaporte brasileiro mesmo. Para adquiri-lo, basta fazer o cadastro online, imprimir o formulário preenchido (validade de 60 dias) e levá-lo com um quilo de alimento não perecível ou uma peça de roupa para serem doados para uma instituição de caridade. Os pontos de retirada atualmente estão disponíveis em Ouro Preto e Diamantina. Importante lembrar que o passaporte e o formulário são individuais.

Divulgação Instituto Estrada Real
O Passaporte da Estrada Real deve ser carimbado nos pontos oficiais (clique aqui para ver os endereços) e apresentado no final para a retirada do Certificado.

Um único passaporte pode ser usado para percorrer os Caminhos Velho, Novo, dos Diamantes e Sabarabuçu. Em cada cidade, o viajante vai receber um carimbo com um pictograma que a representa (são vários pontos de carimbo em cada local, mas só será aceito um carimbo por cidade).

Divulgação Instituto Estrada Real
Para Conseguir o certificado de cada caminho, o viajante terá que passar pelo menos em:

- 14 carimbos do Caminho Velho (de Ouro Preto – Paraty ou Paraty – Ouro Preto num total de 710 km divididos em 27 trechos) ou

- 10 carimbos do Caminho dos Diamantes (de Ouro Preto – Diamantina ou Diamantina – Ouro Preto num total de 395 km divididos em 18 trechos) ou

- 08 carimbos do Caminho Novo (de Ouro Preto – Porto Estrela ou Porto Estrela – Ouro Preto num total de 515 km divididos em 18 trechos) ou

- 04 carimbos do Caminho do Sabarabuçu (de Cocais – Glaura ou Glaura – Cocais num total de 160 km divididos em 6 trechos).

O Instituto Estrada Real criou também o roteiro planilhado, com descritivos e a altimetria de cada trecho, além de baixar as linhas do GPS, ver fotos e ler os  relatos dos viajantes que já percorreram os caminhos. Para acessar a página, clique aqui. Os caminhos podem ser feitos de carro, a pé, de bicicleta ou a cavalo.

Também encontramos informações sobre cada cidade e opções para hospedagem no site do Instituto. Clique aqui para conferir.

SERVIÇO:

Pontos de retirada de Passaporte e Certificado:

Diamantina
- Pousada do Garimpo - Avenida da Saudade, 265. Tel.: (38) 3532-1040
- Receptivo Minas Gerais - Rua da Quintanda, 22 - 1º andar (segunda a sexta, de 8h às 12h, e 14h às 17h). Tel.: (38) 3531-1667 / (38) 8802-5078

Ouro Preto
- Centro Cultural da Fiemg - Praça Tiradentes, 04 - Centro (todos os dias de 9h às 19h). Tel.: (31) 3551-3637

Divulgação Instituto Estrada Real

0 comentários:

Copyright © 2012 Passaporte Pronto?. Copyright © 2012 Logo desenvolvida por Vitor Quinet.