Meiji Jingu - Santuário Xintoísta
Meiji Jingu ou Meiji Shrine (明治 神宮) é um santuário xintoísta no bairro de Shibuya, em Tóquio - é o mais famoso da capital japonesa. O xintoísmo é a religião original do Japão, e ainda está presente no modo de vida japonês. Esta religião não tem fundador, ou um livro sagrado, mas valores como harmonia com a natureza e virtudes, como Magokoro (coração sincero). No Xintoísmo, as divindades ou Kami podem ter uma forma humana, animal ou qualquer elemento da natureza, como montanhas, rios, trovões, vento, ondas, árvores e pedras. Ele está bastante ligado à natureza, no sentido de que se propaga a proteção ao meio ambiente, através do culto aos elementos da natureza.
Este santuário é dedicado às almas divinas do Imperador Meiji, que modernizou o Japão, e sua Imperatriz Shoken. Ele faleceu em 1912 e ela em 1914 (os túmulos estão em Kyoto). Os japoneses queriam comemorar suas virtudes e venerá-los para sempre, então, doaram 100 mil árvores de todo o Japão e do exterior, e eles trabalharam voluntariamente para criar uma floresta que abrigasse o templo - a área tem cerca de 700 mil metros quadrados. Assim, este santuário ficou pronto em novembro de 1920.
O principal complexo de edifícios do santuário fica a 10 minutos a pé da entrada sul, perto da Estação Harajuku e da entrada norte, perto da Estação Yoyogi. Elas são marcadas por um portão Torii maciço, que separa as imagens e os sons da cidade agitada de uma floresta tranquila.
![]() |
Etiqueta: Faça uma reverência antes de entrar e uma antes de sair do Torii |
Diferente dos coloridos templos budistas que visitamos na Ásia, o xintoísta Meiji Jingu é todo de madeira com a cor original, com alguns detalhes em verde e metais. O ambiente é sereno e silencioso. Para chegar no templo de fato, caminhamos por um corredor de árvores no santuário. Na entrada, fica a Temizuya (imagem abaixo), uma fonte para purificação antes de entrar no ambiente sagrado.
O procedimento é assim: segure a haste da concha com a mão direita, pegue um pouco da água que está caindo e lave a sua mão esquerda. Em seguida, faça o mesmo com a outra mão. Depois, coloque um pouco da água da concha em sua mão esquerda e bocheche. Lave sua mão esquerda novamente. Por último, lave a concha, e deixe a água que restou escorrer pela haste para purificar também o recipiente novamente. Lembre-se de não encostar a boca no objeto. É proibido jogar moedas nesta fonte.
Depois de passar pelo primeiro prédio, está um pátio silencioso com vários espaços para oração, para escrever desejos em pequenos pedaços de papel ou madeira e amarrá-los nas paredes, para oferendas e compra de amuletos.
No prédio principal, antes da oração, sugerem que faça alguma doação de moedas. Em seguida, faça duas reverências, bata palmas duas vezes, e faça um desejo. Então, faça uma última reverência.
É proibido tirar fotos dentro dos prédios e nos corredores.
No norte do santuário está a Meiji Jingu Treasure House, construída um ano após a inauguração do local. Lá estão muitos pertences pessoais interessantes do Imperador que deu o nome ao santuário, incluindo o transporte usado no dia da declaração formal da Constituição Meiji em 1889. Veja o mapa do santuário aqui.
O templo fica aberto todos os dias do ano do nascer ao pôr do sol, por isso os horários variam todos os dias. A entrada é gratuita. A Treasure House fica aberta de 9h às 16h30 (de novembro a fevereiro até às 16h, sendo que a última admissão é feita 30 minutos antes do horário de encerramento), e a visita custa ¥ 500 (500 yen, cerca de 11 reais).
O Meiji Jingu é um dos santuários mais movimentados do Japão. De acordo com o site oficial do local, nos três primeiros dias do ano novo, o santuário recebe mais de três milhões de visitantes para a primeira oração do ano (Hatsumode), mais do que qualquer outro santuário ou templo no país.
Na estação Harajuku pela linha JR Yamanote ou na estação Jingu-mae Meiji pelas linhas Chiyoda e Fukutoshin. Marquei com um círculo vermelho na imagem abaixo as estações que devem descer.
![]() |
Mapa do metrô de Tóquio |
0 comentários: