Versailles - Fevereiro/2012

O Château de Versailles era uma das coisas que eu mais queria conhecer na França. E não me decepcionou! É tão lindo quanto eu imaginava. Para ir de Paris para Versailles é só pegar um RER C - a estação de trem é a dois quarteirões do Palácio se você chegar na estação Versailles Rive Gauche.

Para quem for no inverno, deixo a dica que em frente a estação tem um McDonald's e outras padarias que vendem chocolate quente e coisinhas de café-da-manhã.


A visita ao palácio, jardins, grand e petit trianon custa 18 euros. Existem passeios guiados no palácio, mas aqueles pequenos fones resolvem. Eles falam em todas as línguas e explicam absolutamente todas as partes do castelo. A minha impressão é que o lugar está sempre cheio, porque fomos fora de temporada e mesmo assim estava lotado.

O lugar é cheio de detalhes. Todas as paredes são super trabalhadas, a igreja que tem lá dentro é linda, os tetos dos ambientes são lindos!

No filme Maria Antonieta (2005) dá para ver bem as dependências do lugar. E é até legal para saber um pouco da história das pessoas que moraram ali. O salão dos espelhos é uma das partes mais famosas do Palácio de Maria Antonieta.


O quarto do rei é impressionante! E super engraçado, porque é um quartão com uma cama alta e curta! Meus pés com certeza iam ficar para fora.


O quarto da rainha é lindo! É o mesmo estilo do quarto do rei, com a cama curta e tudo mais.


Ir no inverno tem uma desvantagem MUITO grande: os jardins não estão floridos e grande parte das estátuas estavam tampadas. Aí você perde toda aquela magia que quem vai no verão conta. Ainda assim eu achei os jardins lindos - fico imaginando na primavera.

Para ir no Petit Trianon e no Grand Trianon, tem várias opções de transporte. Tem um trenzinho e um carrinho elétrico que levam para outras partes do castelo. Vale muito a pena, porque é tudo longe. No verão, acho que é interessante ir andando, mas no inverno é quase impossível, de tão frio.

Não descemos no Grand Trianon. Ele recebe algumas exposições apenas. O Petit Trianon é a casa que a Maria Antonieta viveu parte da sua vida de forma mais tranquila, longe das agitações da corte. É lindo demais.


De lá almoçamos e voltamos para Paris.

0 comentários:

Copyright © 2012 Passaporte Pronto?. Copyright © 2012 Logo desenvolvida por Vitor Quinet.